A técnica de plussing deixa debates ainda mais produtivos
Manter um debate ou uma discussão produtiva não é uma tarefa fácil. Frequentemente, quando as emoções entram em pauta e você precisa defender (ou atacar) uma opinião, é normal perder o fio da meada. Apesar de tudo, não é impossível manter a linha. Como conta o 99u, o estúdio Pixar possui uma técnica estruturada para resolver conflitos chamada plussing (que vem da palavra plus, algo como “dar um plus”), que mantém as coisas em equilíbrio.
Estruturar um conflito não é uma ideia é nova. Algumas companhias como Pixar e Xerox tem usado a técnica durante anos, mas não é sempre fácil manter esses debates produtivos. Para que as ideias sigam adiante na Xerox, por exemplo, as críticas são mantidas no âmbito intelectual porque o grupo não permite ataques pessoais. Na Pixar, no entanto, as brigas se tornam produtivas com a aplicação da técnica de plussing:
Na Pixar, os animadores desenvolveram uma técnica que ajuda a manter as discussões produtivas e no campo das ideias. Eles batizaram isso de plussing. Ao criticar um trabalho sob avaliação, essa crítica deve sempre conter uma nova ideia ou uma sugestão que reforce a ideia original – é preciso conter um “plus”. Sem plussing, as reuniões críticas matinais podem se tornar negativas e emocionalmente exaustivas. Com plussing, esses mesmos encontros são imbuídos de um tom positivo e uma conexão direta entre crítica e novas e melhore ideias para tal trabalho. As reuniões ainda soam como brigas, mas como aquelas do tipo saudável e respeitosa que mantém casais, times de criação e ideias crescendo e mudando para melhor.
É um sistema bem simples, que funciona para todos os envolvidos. Quando você critica uma ideia e não provê uma solução alternativa, ou alguma forma de reforçar a ideia original, você não está ajudando a situação em nada. Com plussing, todo mundo no time é forçado a contribuir com o argumento, e tornar a ideia melhor. Parece que esse método pode ser útil em todo tipo de debate que você se encontrar, seja no ambiente de trabalho ou em outro lugar.
Foto: Bex Walton.
Amor e Sexo
- Emoções
- Estímulos
- Crónicas
Moda e Beleza
- Cabelo & Maquilhagem
- Corpo & Estética
- Desfiles de Moda
- Dicas de Moda
- Moda de Rua
- Perfumes
- Tendências&Novidades
0 comentários:
Enviar um comentário