Tratamento a Laser para Pele
Quando falamos no tratamento a laser de pele, ou nos tratamentos com laser em geral, o que vem à mente é que são os melhores tratamentos que existem. Isso é verdade, para muitos casos, mas nem sempre. Primeiro temos que entender que existem diversos tipos de laser para diversos tipos de problema ou tratamento que lhe interessam. Um laser que seja muito bom para realizar a depilação a laser, por exemplo, não será tão bom para o rejuvenescimento da pele, bem como o laser para rugas e rejuvenescimentos, nem sempre será tão bom para o tratamento de tatuagens. Vamos saber por que isso ocorre e assim entender os diversos empregos do laser na estética. O peeling a laser que muitas pessoas buscam, nada mais é que um tratamento de pele a laser.
Laser (L.A.S.E.R) é a sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que é uma luz organizada gerada em um aparelho gerado a partir de alguns gases e daí surgem os diversos tipos de laser, pois cada um irá originar um tipo de laser diferente, que terá afinidade e tratará componentes diferentes na nossa pele.
Como dissemos cada tipo de laser terá afinidade por um determinado componente na nossa pele. Assim para o tratamento de manchas e também para depilação definitiva, teremos laser com maior afinidade à melanina. Para o tratamento de pequenos vasos, varizes e telangectasias, o laser terá maior afinidade pela hemoglobina, para o rejuvenescimento e tratamento de rugas, a maioria dos laser têm afinidade pela água e assim temos os diversos tipos de laser.
Dessa forma, o laser aos ser aplicado para um tratamento qualquer na nossa pele, irá atingir aquela substância, causando a sua vaporização (queimando). Isso tem um lado bom e um ruim. O lado bom é que aquele aparelho atuará exatamente onde desejamos, diminuindo a chance de queimar a pele ao redor, ou queimar algo que não desejamos. Por exemplo, se queremos fazer o rejuvenescimento da pele numa área de pelos, não iremos provocar ali uma depilação definitiva, por exemplo. O lado negativo é que o profissional terá que comprar um aparelho para cada tipo de problema, o que torna caro os procedimento, fazendo com que o preço às vezes fique um pouco salgado.
Hoje em dia é até difícil responder a essa questão, temos uma quantidade significativa de aparelhos de laser. Como estamos falando sobre tratamento a laser para pele ou peeling a laser vamos fazer uma classificação inicial quanto ao tipo de ação do laser em laser ablativo e laser não ablativo, o que pode confundir algumas pessoas, mas é importante em algumas decisões.
Resumidamente é o laser que vaporiza / queima a porção superficial da pele. No laser ablativo, quando a energia do laser atinge a pele, ela provoca a vaporização desde a camada córnea e a epiderme até as camadas mais profundas onde se deseja atingir. Essa vaporização é uma “queimadura” programada, controlada e desejada, que provocará o efeito e o estímulo desejado à pele.
O peeling a laser ele pode ser desde um tratamento superficial a até um tratamento muito profundo. Normalmente utilizamos o laser para o tratamento de pele quando a intenção é de uma intensidade média a aprofunda, pois para os tratamentos superficiais temos outros tratamentos com preço mais confortável para nossos bolsos. Embora não seja contra indicado o uso do laser nessas situações.
Antigamente só dispúnhamos do laser ablativo, que realizava um ressurfacing, que consistia numa queimadura de forma homogênea em toda a superfície da pele, mas apresentava maiores riscos e pessoas de pele morena e negros não podiam fazer. Com o avanço tecnológico surgiu os vários tipos de laser fracionado, que permite uma melhora grande da pele, com menores riscos. Esse tipo de laser pode ser usado em pessoas de pele negra.
A evolução tecnológica levou a criação do laser não-ablativo, ou seja, um laser que não queima a superfície da pele, mas age profundamente nela. O laser não -ablativo tem suas vantagens e desvantagens. A grande vantagem é que ele pode ser feito em qualquer tipo de pele. Além disso, ele o laser não-ablativo não descama, então o down-time (tempo de afastamento). A desvantagem desse tipo é que sua ação é mais fraca que o laser ablativo.
E dessa forma surge a dúvida qual é melhor: o laser albativo ou o laser não ablativo. Não existe uma resposta certa, isso dependerá de cada pele, de cada médico que for aplicar o laser ou fazer o peeling a laser.
Os primeiros laser realiza a vaporização de toda a superfície da pele, isso traz grandes benefícios pois causa um grande estímulo à pele tratada, no entanto os riscos a complicações são também mais intensos, por isso tem-se preferido outros tipos, como é o caso do Laser Fracionado.
O Laser fracionado é um tipo de laser em que a energia luminosa do laser é aplicada de forma pontual, ou seja, mescla áreas com vaporização da pele e áreas onde não há vaporização, como um chuveiro. Assim, consegue-se um tratamento profundo da pele, mas a cicatrização é muito mais rápida, levando a menos complicações.
Laser CO2: é um laser ablativo não fracionado. Atualmente é pouco utilizado, sendo mais utilizado o mais moderno, Laser de CO2 Fracionado.
Laser CO2 fracionado: laser ablativo e fracionado, utilizado para o tratamento de manchas, rejuvenescimento da pele, tratamento de rugas, tratamento de cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas. Também é um excelente método para o tratamento de estrias, manchas senis das mãos, do rosto e do colo. Alguns exemplos são os Laser Deca SmartXIDE, Active X, Acupulse.
Laser Fraxel: é um laser ablativo fracionado, também é utilizado para o rejuvenescimento facial, tratamento de rugas da pele, as mesmas finalidades do Laser de CO2 fracionado, mas age mais superficialmente, tem assim menor efeito.
Laser Diodo: muito utilizado para depilação a laser, com depilação definitiva de pêlos da barba, das axilas, virilhas, região perianal e outros pêlos. São exemplos desse laser o Laser Light Sheer, Light Sheer Duet, Milesman.Temos outras categorias de aparelhos que não são propriamente um Laser, pois trabalham de forma diferente, mas também são utilizados em muitos tratamentos, como a Luz Intensa Pulsada (LIP), Radiofrequência, Terapia Fotodinâmica (PDT). Em outros artigos abordaremos sobre esses temas.
Fontes:
Laser (Wikipedia)
Laser de CO2 Fracionado
The use of a new diode laser for hair removal
Amor e Sexo
- Emoções
- Estímulos
- Crónicas
Moda e Beleza
- Cabelo & Maquilhagem
- Corpo & Estética
- Desfiles de Moda
- Dicas de Moda
- Moda de Rua
- Perfumes
- Tendências&Novidades
0 comentários:
Enviar um comentário